O Brasil lidera ranking da Forbes dos 50 melhores países para o ecoturismo. O país obteve índice de 94,9, à frente do México (86) e Austrália (84). A pontuação é baseada em fatores como o tamanho da fauna e da flora, o número de espécies em dez quilômetros quadrados, a porcentagem de área protegida e o número de Sítios do Patrimônio Natural da Unesco que ele possui.
Entre os oito Sítios do Patrimônio Mundial Natural no país citados pela Forbes, um deles é o Complexo de Conservação da Amazônia Central, no Amazonas, que protege espécies ameaçadas como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu. O complexo é formado pelo Parque Nacional do Jaú, as reservas Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, e o Parque Nacional Anavilhanas. Todos estão inscritos no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)
“Trabalhamos o ecoturismo com comunidades indígenas e ribeirinhas, que valorizam e têm o conhecimento da floresta”, disse o presidente da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo), Ian Ribeiro.
Segundo a Amazonastur, os municípios de Novo Airão, Manaus, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Boa Vista do Ramos, Careiro e Parintins estão inseridos na plataforma que conecta os turistas às informações necessárias para sua estadia, pelo QR code do Whatsapp https://qrfacil.me/Qqdds6kr.
Confira o ranking da Forbes.
Fonte: Amazonas Atual – Nenhuma violação de direitos autorais pretendida