Uma área de mata próximo a três comunidades no Lago do Cururu, Zona Rural de Manacapuru, queima há mais de 15 dias, de acordo com os moradores da região. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram feitas duas operações de combate ao incêndio na região. No entanto, o fogo ainda não foi apagado completamente.
À Rede Amazônica, moradores do Lago do Cururu reveleram que estão preocupados com a extensão do incêndio e que o fogo põe em risco a saúde dos residentes do local.
Além disso, após mais de 15 dias tentando combater as chamas sem sucesso, moradores das três comunidades em volta do Lago do Cururu começaram a fazer aceiros – uma técnica para impedir que o fogo se alastre, removendo uma faixa de vegetação.
O Tenente do Corpo de Bombeiros de Mancapuru, Josivaldo Moraes, disse à Rede Amazônica que apesar das tentativas, dessa vez, o aceiro não está dando resultados, pois o fogo é levado pelo vento para outras áreas, aumentando o incêndio.
“Cada ano que se passa, o verão fica mais forte. Com a experiência que eu tenho, o aceiro não está dando jeito. Não vai evitar devido o sol forte, muito vento, que joga as fagulhas para muito longe, então, esse é um dos causadores de acidente com o fogo”, contou o tenente.
O tenente informou que o Corpo de Bombeiros vai continuar com a operação de combate as queimadas na região.
Fonte: G1 AM – Nenhuma violação de direitos autorais pretendida