A chuva intensa na manhã de sábado (25) em Manaus deixou 172 famílias (700 pessoas) desabrigadas e causou 25 desabamentos, entre muros e casas. Houve ainda 62 alagamentos e 22 deslizamentos de barrancos. Em um dos casos, duas crianças foram soterradas, mas resgatadas com vida pelos vizinhos. Os dados são da Defesa Civil.
As famílias estão abrigadas em duas escolas municipais na zona leste da capital, a mais afetada pelo temporal. O Governo do Amazonas pagará bolsa moradia transitória para as famílias cadastradas no Prosamim+ (Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior). Serão contemplados os desabrigados das Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, e Manaus 2000, na zona sul. A bolsa de R$ 550 será paga a partir desta segunda-feira (27).
O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nas redes sociais na noite de sábado que o ministro Waldez Góes [Integração e Desenvolvimento Regional] estará em Manaus a partir das 12h deste domingo (26) para visitar as áreas atingidas.
Um dos locais será a comunidade Manaus 2000, no bairro Japiim, zona sul, onde ocorreu um desabamento envolvendo nove residências. Ninguém ficou ferido.
“A área que foi atingida pelo deslizamento hoje é uma área que já está em atendimento de desapropriação. Nós vamos antecipar a retirada dessas famílias por meio da solução da Bolsa Moradia Transitória. Todas as famílias que forem atendidas definitivamente, ou com unidade habitacional ou com bônus moradia, vão agora, pela condição emergencial, para o aluguel até que todo o trâmite processual ocorra para o atendimento definitivo”, disse a subcoordenadora Social da Unidade Gestora de Projetos Especiais do governo do estado, Viviane Dutra.
Segundo ela, as providências estavam previstas, porém vão ser agilizadas para um prazo bem mais curto para a retirada urgente das famílias da área de risco.
Trinta e duas famílias foram retiradas da Comunidade da Sharp e serão assentadas no primeiro habitacional do Prosamin+ que deve ser entregue na próxima semana.
Fonte: Amazonas Atual – Nenhuma violação de direitos autorais pretendida