De 115 escolas particulares associadas ao Sinepe-AM (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas), 75 (65%) decidiram suspender as aulas presenciais nesta quinta-feira, dia 20 de abril, por precaução ao risco de atentados. A informação é da presidente da entidade, Laura Cristina. Nas escolas públicas haverá o Dia D da Paz, com atividades culturais e recreativas.
A data se tornou simbólica para perfis extremistas na internet que incentivam ataques no ambiente escolar por ser associada ao dia do massacre de Columbine (EUA), onde 15 pessoas foram mortas a tiros em 1999, e do aniversário do ditador nazista Adolf Hitler.
“A medida necessária [de segurança no ambiente escolar] que a gente [do Sinepe-AM] tomou foi que cada gestor [de instituição privada de ensino] tomasse a sua decisão em relação ao dia 20. Foi a medida mais sensata”, afirmou Laura.
A SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado) fará rondas policiais nas escolas da rede privada que mantiveram as aulas presenciais e informaram o Sinepe, disse a presidente da entidade. E para evitar prejuízo no aprendizado dos demais estudantes, o sindicato recomendou que os colégios fechados neste dia 20 ofereçam ensino remoto (pela internet).
Entre as instituições particulares que optaram por suspender as atividades nesta quinta-feira está o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, em Petrópolis, zona sul de Manaus, e as sete unidades do Idaam na capital. Gestora do Centro Educacional Meu Caminho, no Centro, Laura Cristina decidiu por aulas online para os alunos de educação infantil e fundamental I.
No Colégio Dom Bosco, também no Centro, as aulas serão em formato híbrido (presencial e remoto). Um comunicado aos responsáveis pelos estudantes informa que o colégio salesiano recebeu “orientações dos órgãos de educação e da segurança pública de como proceder quanto às aulas no dia 20 de abril de 2023” e que teve autorização para trabalhar com o ensino remoto.
O Colégio Adventista de Manaus, onde houve um ataque na unidade da zona sul no último dia 10, irá manter as aulas presenciais. Conforme a instituição de ensino particular, um protocolo será entregue aos pais e outros responsáveis que escolherem deixar os filhos em casa por segurança.
Rede pública
As escolas públicas de Manaus e do Estado terão aulas normalmente no dia 20. A Seduc, que integra o recém-criado Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar, informou que promoverá o “Dia D” pela Cultura de Paz nesta quinta-feira.
“O objetivo é proporcionar aos estudantes, aos docentes e comunidade em geral, o engajamento na construção de ações coletivas de superação, respeito, harmonia e cidadania”, informou a Seduc (Secretaria de Estado de Educação e Desporto).
Conforme a secretaria, a comunidade escolar participará de palestras, workshops, oficinas e rodas de conversa sobre os temas: racismo, injúria racial e saúde mental da população, uso de drogas na adolescência, suicídio, violência e bullying.
Um exemplo é o Colégio Militar da Polícia Militar – Subunidade 1, na Praça 14, que programou um dia de atividades livres nesta quinta-feira (20). Os alunos no turno da manhã e tarde participarão de ações de lazer e cultura. A intenção é proporcionar interatividade e promover conscientização sobre respeito e solidariedade.
O evento foi chamado de “Corrente de Bem” e inclui apresentação de katá [caratê], show de talentos e oficina de jogos.
No âmbito do Município, em relação à segurança no ambiente escolar, desde o início da semana 350 agentes de portaria (AGPs) contratados em caráter de urgência pela Prefeitura de Manaus começaram a trabalhar nas unidades de ensino administradas pela Semed.
Fonte: Amazonas Atual – Nenhuma violação de direitos autorais pretendida