O Governo do Amazonas implantará o Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente, para atendimento e acolhimento de crianças e adolescentes em situação de violência.
O centro funcionará na Depca (Delegacia Especializada em Proteção às Crianças e Adolescentes), na zona centro-sul da capital amazonense. Os recursos para adaptação do espaço, de R$ 5 milhões, virão do Feca (Fundo Estadual da Criança e Adolescente).
Serão oferecidos serviços voltados à proteção e ao atendimento infantojuvenil. A unidade será um dos mecanismos da rede de proteção para a assistência às vítimas, testemunhas e famílias de crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violência, inclusive abuso e/ou exploração sexual.
O anúncio da implantação do centro foi feito governador Wilson Lima (União Brasil) nesta quinta-feira (18). A data é simbólica: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, em referência ao assassinato de Araceli Crespo, aos 8 anos, após ter tido seus direitos humanos violados.
“Nós estamos trabalhando de forma integrada para garantir a proteção à criança e ao adolescente. E nessa data tão importante para o Brasil, para um crime que infelizmente acontece com muita frequência, nós estamos anunciando a implantação do Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente, vítima ou testemunha de violência, aqui no estado”, afirmou Wilson Lima.
Participarão da implantação do Centro representantes da Sejusc, da Semsa (Secretaria Municiap de Saúde de Manaus), DPE-AM (Defensoria Pública do Estado do Amazonas), TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas), MP-AM (Ministério Público do Amazonas) e Cedca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Fonte: Amazonas Atual – Nenhuma violação de direitos autorais pretendida