A Polícia Federal deflagrou a operação Além Mar que apura tráfico humano a partir de Manaus. A ação ocorreu na tarde desta quarta-feira (26). Os agentes federais cumpriram mandados de busca e apreensão. Um dos alvos é o abrigo Asham (Associação Solidária Humanitária do Amazonas), na zona centro-oeste de Manaus. A PF apura se crianças indígenas são as vítimas.
Segundo a PF, a investigação começou no dia 27 de fevereiro deste ano quando o Conselho Tutelar Oeste e a Vigilância Sanitária resgataram 15 menores indígenas e apreenderam alimentos vencidos na organização, que funcionava sem autorização para atuar como abrigo de crianças e adolescente.
No dia 12 deste mês de julho, foi apreendido pelos policiais federais o passaporte de um dos investigados, de origem turca, e o cumpridos dois mandados de busca e apreensão na casa do investigado e na própria sede da instituição.
A ação da PF foi em conjunto com a Semasc (Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania), CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, OAB/AM, Funai SR Mao e o Conselho Tutelar Oeste.
Fonte: Amazonas Atual – Nenhuma violação de direitos autorais pretendida