Alunos de escolas estaduais de Manaus reclamaram, nesta terça-feira (5), de um bloqueio nas carteirinhas do Passa-Fácil Estudantil, que concede o benefício do Passe Livre. Com a transferência da data do feriado da Elevação do Amazonas à Categoria de Pdrovíncia, do dia 5 para esta sexta-feira (8), a rede pública estadual de ensino tem aulas normalmente nesta terça, conforme informado com antecedência pelo governo.
Em nota, o Sinetram (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas) culpou uma “instabilidade no sistema no início da manhã” para que os validadores dos ônibus não permitissem a gratuidade do serviço para os estudantes.
O sindicato afirmou que logo que identificou o problema de bloqueio para as carteirinhas do Passa-Fácil orientou as empresas de transporte coletivo a não cobrar a tarifa de passagem aos alunos das escolas públicas.
O Sinetram também informou que o “sistema já está estável e não devem apresentar o bloqueio novamente”. Apesar do retorno à normalidade do serviço, a ordem da entidade de liberar a entrada dos estudantes nos ônibus em caso de nova instabilidade ficará valendo para o dia inteiro.
Conforme as regras do Passa-Fácil Estudantil, os alunos das redes públicas municipal e estadual de ensino terão direito a gratuidade no transporte coletivo durante os dias da semana, exceto domingos e feriados.
Cada aluno poderá utilizar até 44 passagens mensais, não cumulativas e proporcionais ao número de dias letivos de presença exigida nas instituições de ensino. Se a cota mensal for integralmente utilizada, o estudante poderá pagar por 16 passagens adicionais por mês, no valor correspondente à metade da tarifa pública básica [meia-passagem], com a recarga eletrônica da carteirinha.
Fonte: Amazonas Atual – Nenhuma violação de direitos autorais pretendida